Caminho do Sabarabuçu – Estrada Real

Durante 10 dias, os fotógrafos Hugo Cordeiro, a convite de João Miranda, fotografaram e reuniram fragmentos de realidades diversas, que falam sentimentos, exprimem locais; e juntamente com o texto de Juliana Mont’Alverne Flores, nos levam a emergir para “estradas” paralelas, pelos caminhos do Sabarabuçu.

Uma viagem por Glaura, Acuruí e Rio Acima

Por Juliana Mont’Alverne Flores

À pé, à cavalo, de bicicleta ou carro 4X4. Escolha o seu meio de transporte preferido e percorra a Estrada Real, em especial o segundo trecho da estrada de Sabarabuçu que compreende os distritos Glaura, Acuruí e o município de Rio Acima. Viajar por essa colorida estrada é voltar ao passado e ter no peito o desejo do viajante de descansar numa dessas paragens, que já abrigou tantos tropeiros e aqueles que percorriam as Minas Gerais a procura de ouro.

Glaura, o pequeno distrito de Ouro Preto, é uma dessas cidades em que o tempo passa devagar. A simpatia dos seus moradores é apenas um chamariz para a visita ao arraial. A arquitetura do século XVIII, o charme das janelas coloridas, as igrejas e a vegetação garantem que as fotografias de qualquer fotógrafo amador se tornem verdadeiras obras de arte. A linda igreja Matriz de Santo Antônio das Garças Brancas, uma das muitas construções históricas do lugar, tem as marcas que contam quase 300 anos de história e uma grande porta azul anil que colore ainda mais a praça. Visitar também a pequena capela Nossa Sra. das Mercês desperta no turista um olhar sobre o simples, o singelo e até mesmo uma fé que era tão forte nessa Minas católica. Num passeio pelo distrito você pode ser surpreendido por cavaleiros e, por um momento, viajar pelo passado e sentir que está nos anos 1700 encontrando algum tropeiro pelo caminho. E o cheiro de Glaura! Ah, o cheiro, que vem das chaminés e do fogão à lenha, das flores do cerrado, do café e da broa servidos em pousadas charmosas e acolhedoras. Aliás, não saia de lá sem a sua compota de doce caseiro. Não é difícil encontra famílias que vendem doces das frutas da região.

A estrada que liga Glaura à Acuruí, distrito de Itabirito, margeia o Rio das Velhas. O caminho em si já é um dos mais belos passeios por Minas, a vista do rio, as cores das estrada que vão mudando a cada curva – a terra batida não é só vermelha, ela também é branca, roseada e amarela – a beleza do cerrado e de suas candeias, que escondem uma linda flor, assim como esse trecho da estrada de Sabarabuçu esconde as várias belezas da estrada real, que só é possível ver se desbravada. A medida que o viajante vai se aproximando de Acuruí, é possível avistar a linda igreja Matriz Nossa Sra da Conceição. Ao chegar, o que se vê é uma rua principal onde numa ponta está a igreja Matriz e na outra a Igreja Nossa Sra. do Rosário. Mas o viajante deve explorar a ruas estreitas do distrito e descobrir as belas paisagens desse lugar que fica no topo da montanha.

O caminho, que representa um dos trechos mais importantes e belos da Estrada Real, de onde é possível admirar a Serra do Espinhaço, segue até o município de Rio Acima. A parte as atrações históricas, o entorno da cidade tem grande concentração de cachoeiras e nascentes, possibilitando a prática de diversos esportes radicas. Um belo destino para encerrar uma viagem por este importante roteiro do turismo mineiro.

E a supresa: você, viajante e explorador, vai encontrar pela estrada inúmeros mirantes. Se não bastasse a beleza dos destinos, o percurso entre eles é tão deslumbrante quanto. De repentemente você pode se surpreender com o mais belo pôr do sol. Porque o viajante sabe: mais importante que o destino é o caminho.

©Todos os direitos reservados.

Uma resposta to “Caminho do Sabarabuçu – Estrada Real”

  1. Leandro Couri Says:

    Parabéns meus camaradas Hugo e Jao!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: