Enquanto isso nos bastidores …

Para desvendar o que ocorre nos bastidores de uma operação como essa a Photograph invadiu a cozinha de alta gastronomia da Otro Catering – dos cozinheiros André de Melo e Paulo Vasconcellos, na Conexão Empresarial 2011 em Tiradentes – para mostrar um pouco desse trabalho insano que acontece além dos salões, e que ao contrário do que pensam muitos, não tem nada de glamouroso. O charme se dá do outro lado do balcão, enquanto todos saboreiam os pratos.

Cozinhar parece fácil, mas você já parou para pensar como é a preparação dos menus, de cada entrada, prato, sobremesa?

Em eventos desse tipo, planejamento é tão importante quanto o talento de quem está à frente das caçarolas. A definição do que será servido acontece bem antes. Para a seleção dos melhores produtos e a busca pela perfeição, o contato com os fornecedores é praticamente diário. Verduras e legumes orgânicos são comprados nas feiras livres. Os peixes sempre frescos e as carnes, muitas vezes, já estão assando desde o dia anterior.

Na cozinha, a primeira missão oficial do dia é o “mise en place” – expressão de origem francesa que significa “pôr no lugar”. Todos os ingredientes que entrarão nos cardápios começam a ser preparados para que a finalização dos pratos na “hora H” seja a mais ágil possível. São tarefas mecânicas, marcadas por minúcias, como cortar verduras e legumes em cubinhos milimetricamente idênticos, centrifugar molhos, ou retirar os caroços das frutas, um a um.

Basta olhar as mãos de cada membro da equipe, com marcas de cortes e queimaduras, para perceber quanto o trabalho na cozinha pode ser duro. Os chefs, claro, se metem em tudo. Provam molhos e exigem mais tempero. Criticam o corte da carne, a textura de um caldo.

Apenas na cozinha são treze pessoas além dos chefs. E entre facas e panelas, fornos e fogões, em um ambiente que envolve calor, pressão extrema, longos períodos de trabalho e incontáveis dramas pessoais, a dedicação da equipe faz toda a diferença e é um dos segredos para o sucesso dos pratos. Todos trabalham juntos e rapidamente no preparo e na montagem dos pratos. E eles são numerosos. Mais de 400 pãezinhos, 500 raviólis, 30 quilos de cordeiro, 200 colheres de brigadeiro e 150 cupcakes. Por noite, foram 400 comensais, lotação máxima.

O grande talento desses chefs, além de proporcionar uma experiência gastronômica única e inesquecível aos que provam suas receitas, está na maneira de cozinhar sem que nenhum sinal do que ocorre nos bastidores passe para os rebuscados salões, onde os comensais se encantam a cada bocado. Experimentem … Otro Catering !!!

© Todos os direitos reservados.

4 Respostas to “Enquanto isso nos bastidores …”

  1. Daniel A Quintela Says:

    E quem poderia imaginar os mistérios que se escondem próximos do fogão, cada prato um mistério, cada sabor uma magia!! Belo texto Mari, saboroso!!
    Beijao

  2. sabemos que gastronomia e alquimia, e um misterio; mas com esse texto, podemos sentir todos os sabores!! bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: