Profissão? Pescador!

O mundo do trabalho está em constante mutação. Na roda das inovações e tecnologia muitas profissões perderam espaço e outras tantas novas funções foram criadas.

E não é só a tecnologia a única culpada, fatores culturais e a dinâmica social também são responsáveis pelas transformações. Vamos relembrar, com um pouquinho de nostalgia, de trabalhos muito importantes para a sociedade … alguns pouco valorizados .. outros que estão sumindo … se transformando ..

Pescador: “Profissional que têm como ocupação de vida a prática pesqueira”
 Fonte: Redação Brasil Profissões

Pescador é o profissional que utiliza instrumentos como varas, iscas, redes e barcos pesqueiros para retirar do meio aquático (água doce ou salgada) principalmente peixes, moluscos e crustáceos, que servirão de alimento à própria família e também para comércio.

Não existe formação mínima necessária para ser um pescador, geralmente o aprendizado vem com a prática; e por ser a forma de sustento de muitas famílias, o ofício é passado de geração a geração.

O mercado de trabalho para esse profissional, é amplo, pois praticamente só depende da condição do meio ambiente para trabalhar. Em muitos lugares, principalmente nas cidades litorâneas, a pesca é a base da economia local  movimentando o comércio e gerando empregos. Porém, os desequilíbrios ambientais causados pela ação do homem ou por motivos naturais fazem com que o ocorra a diminuição da produção, ou até mesmo a falta dela. Tais desequilíbrios afetam a vida de muitas famílias, pois abalam a estrutura econômica da região. Portanto, para que o pescador possa continuar a viver da pesca, é necessário que haja uma conscientização da comunidade e dos governantes à respeito da preservação do meio ambiente, e que a regulamentação da pesca seja respeitada.

  • Era uma vez uma praia de pescadores

Seu primeiro nome foi Villa Ituzaingí, mas em 1907 seu nome passou a ser Punta Del Este.

No início, era um paraíso indígena, que posteriormente se tornou um povoado de pescadores. Na verdade ex-pescadores, pois com o tempo e o desenvolvimento, as obras foram moldando a cidade e muitos largaram a pesca para investir na construção e turismo. E mesmo com todas essas mudanças Punta del Este mantém o charme e continua aconchegante.

Hugo González, 48 anos, pesca há 16 anos, é natural da Provincia interior do Uruguai, vive em Punta del Este.

© Todos os direitos reservados.

Uma resposta to “Profissão? Pescador!”

  1. nao se esqueçam da higiene!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: