Aparecida

Quem é essa que atrai milhões de romeiros todos os anos, cujo grande Santuário tornou-se nacional, situado numa pequena cidade chamada Aparecida, no Estado de São Paulo? Quem conhece a sua história? A história da pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, encontrada no rio Paraíba há 283 anos…

Era outubro de 1717. E Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da Capitania de São Paulo, dirigia-se para as Minas Gerais. Seguindo o curso do Rio Paraíba, deveria chegar o conde à Vila de Guaratinguetá. Estavam todos se preparando para receber o ilustre visitante, e decidiu-se que ele precisava provar dos peixes do rio Paraíba.

Assim, todos os pescadores saíram a pescar. Entre eles estavam Felipe Pedroso, Domingos Martins Garcia e João Alves, que saíram para a pesca no Porto de José Corrêa Leite. Já haviam lançado suas redes milhares de vezes, e elas voltavam sempre vazias. Já estavam desanimados. Quando João Alves, ao recolher sua rede, percebeu que ela havia apanhado alguma coisa. Se tratava do corpo de uma pequena imagem de barro, à qual faltava a cabeça. Lançando a rede um pouco mais abaixo, o mesmo pescador recolheu a cabeça da imagem. Isso deixou a todos maravilhados.

Estava enegrecida pelo lodo do rio, mas logo reconheceram que se tratava de uma representação de Nossa Senhora da Conceição, pois a Virgem calcava a lua debaixo dos pés.

Após os pescadores colocarem a imagem no barco, e lançarem novamente as redes, grande quantidade de peixe foi pescada. Pela primeira vez, era vista e reverenciada a imagem daquela que mais tarde seria proclamada Rainha e Padroeira do Brasil.

A Basílica

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, é o terceiro maior templo católico do mundo. Foi inaugurada em 4 de julho de 1980 quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a “Passarela da Fé”, que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por cerca de oito milhões de romeiros todos os anos.

© Todos os direitos reservados.

6 Respostas to “Aparecida”

  1. Massa dmais este post..é a cara do meu pai..que ja me levou algumas vezes la!!!
    Parabéns!

  2. Jotinha, JB ou Dad Says:

    Massa!
    Adorei o passeio, as fotos e a história.
    Parabéns!!

  3. Emocionante é a palavra certa para as fotos… assim como a cidade e o clima que a cerca… vc captou “direitim”. Parabens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: