Profissão? Gari!

Adriana Rodrigues Maria, 33 anos – Belo Horizonte

Luzia de Andrade, 61 anos – Mantena

Maria Aparecida Santiago, 51 anos – Mariana

Maria das Graças Oliveira Nunes, 57 anos – Gov. Valadares

Neusa Gonçalves de Souza, 59 anos – Ferros

O mundo do trabalho está em constante mutação. Na roda das inovações e tecnologia muitas profissões perderam espaço e outras tantas novas funções foram criadas.

E não é só a tecnologia a única culpada, fatores culturais e a dinâmica social também são responsáveis pelas transformações. Vamos relembrar, com um pouquinho de nostalgia, de trabalhos muito importantes para a sociedade … alguns pouco valorizados .. outros que estão sumindo … se transformando ..

  • Gari – ga.ri
sm (de Gary, np) Reg Empregado da limpeza pública; varredor de rua. Fonte: Dicionário Michaelis

São profissionais que entra dia sai dia trabalham com disposição e responsabilidade, cuidando da higiene e recolhendo os detritos que as cidades produzem diariamente. Independente do clima, lá estão os profissionais da limpeza recolhendo o lixo, varrendo ruas, praças e parques.

Valorize essas pessoas e tenha em mente que elas ajudam na limpeza da sua cidade. Colabore não jogue lixo no chão, recicle, faça sua parte! Recicle-se!

  • Curiosidades

Sabia que a profissão de gari surgiu no tempo do Império, na cidade do Rio de Janeiro? Tudo começou quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do ano de 2000, do IBGE, no Brasil são produzidas 228.413 toneladas de lixo por dia, e dos 5.507 municípios brasileiros, 5.475 possuem serviço de limpeza urbana, mas apenas 451 tem coleta seletiva e 352 tem sistema de reciclagem.

© Todos os direitos reservados.

2 Respostas to “Profissão? Gari!”

  1. Caramba, pra não falar outra coisa..hehe..vocês conseguiram mostrar o lado de uma profissão que é tão digna quanto as outras mas não lembrada..show de bola pelo post!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: