Profissão? Astrônomo!

O mundo do trabalho está em constante mutação. Na roda das inovações e tecnologia muitas profissões perderam espaço e outras tantas novas funções foram criadas.

 

E não é só a tecnologia a única culpada, fatores culturais e a dinâmica social também são responsáveis pelas transformações. Vamos relembrar, com um pouquinho de nostalgia, de trabalhos muito importantes para a sociedade … alguns pouco valorizados .. outros que estão sumindo … se transformando ..

Astrônomo – as.trô.no.mo sm (astro2+nomo3) Pessoa que professa, pratica ou sabe Astronomia.

Noites e noites em claro, passadas na companhia de poderosos telescópios que apontam a imensidão do céu, num silêncio apenas quebrado pelo barulho do vento e o tritilar dos grilos.

Essa é a visão mais tradicional do astrônomo, esse profissional da ciência tantas vezes confundido com adivinhos. Mas, por incrível que pareça, é uma visão bem distante do dia-a-dia dessa profissão.

A Astronomia é diferente da maioria das outras ciências em que podemos interagir diretamente com o objeto de estudo. Afinal, não é possível dissecar, pesar, tocar ou realizar outros experimentos similares com uma estrela!

Hoje, com o avanço tecnológico dos instrumentos ópticos, não é mais necessário passar noites em claro observando o céu nos observatórios, mas o que se perdeu em romantismo ganhou-se em precisão e volume de dados.

Uma das poucas áreas onde o amador é bem-vindo e não interfere no trabalho do profissional. Muito pelo contrário: os amadores complementam essa atividade, atuando na divulgação e na observação “à moda antiga” (olhando o céu com telescópios de pequeno e médio porte).

Bernardo Riedel, carinhosamente apelidado pela comunidade astrônomica amadora como Professor Pardal Brasileiro é professor aposentado da UFMG e antigo astrônomo do Observatório Astronômico Frei Rosário. Considerado pela comunidade científica como um dos principais especialistas brasileiros na construção de telescópios. Seu primeiro telescópio foi construído no ano de 1954.

© Todos os direitos reservados.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: