Profissão? Alfaiate!

O mundo do trabalho está em constante mutação. Na roda das inovações e tecnologia muitas profissões perderam espaço e outras tantas novas funções foram criadas.

E não é só a tecnologia a única culpada, fatores culturais e a dinâmica social também são responsáveis pelas transformações. Vamos relembrar, com um pouquinho de nostalgia, de trabalhos muito importantes para a sociedade … alguns pouco valorizados .. outros que estão sumindo … se transformando ..

Alfaiate – al.fai.a.te sm (ár al-Hayyât) 1 Indivíduo que talha e cose vestuários para homem. 2 Ornit Denominação popular, usada em Portugal, para uma ave da ordem dos Caradriiformes (Recurvirostra avocetta), que tem o bico encurvado para cima; também chamada de sovela e frade. 3 OrnitDenominação popular brasileira para um pássaro fringilídeo (Volatinia jacarina), de cor preta, conhecido também comotizio, serra-serra, papa-arroz, serrador e veludinho. Fem: alfaiata. Fonte: Dicionário Michaelis

Uma das profissões mais antigas do mundo. Desde os primórdios, no Egito, posteriormente na Grécia e Roma, durante a Idade Média e Renascença foi das mais importantes pela influência de seus exercentes no âmbito social dos que bem vestidos se apresentavam. Há algum tempo o ofício era indispensável para os homens que queriam andar na moda e bem trajados. A arte está nas mãos, com impecável habilidade de fazer ajustes precisos, seguindo as linhas e curvas do corpo dos clientes. Hoje em dia, os poucos que restaram, atendem a privilegiados clientes, que admiram ter um terno talhado especialmente.

Sabe aquela pessoa boa praça, atualmente conhecido como gente fina? Pois então, esta pessoa é o Sr. Tonico, alfaiate, 85 anos e ainda na labuta diária.

Com uma saúde de ferro e muita simpatia fomos recebido por este senhor em sua sala, na Galeria Ouvidor em Belo Horizonte. Onde abriu sua vida e as dificuldades da profissão.

Gostou do Sr. Tonico? Pois bem, a PHOTOGRAPH começa a partir de hoje uma série de reportagens – PROFISSÃO?

Aguardem os próximos posts ..

Abraço !!

© Todos os direitos reservados.

5 Respostas to “Profissão? Alfaiate!”

  1. souapaixonada por costurar parabéns pelos sua profissaõ.

  2. parabéns sr. Tonico pela sua profissão.

  3. Quem teve a oportunidade de conhecer o seu Toto, sabe que ele é muito especial, minha mãe trabalha para ele, e foi graças a ele que conseguimos sobreviver a infancia sofrida.

    Bela matéria.

    Obs.: Minha mãe trabalha com o seu Tonico desde que eu nasci, conheço ele bem. Gosto dele muito .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: